sexta-feira, 18 de março de 2011

Jornada da Alma


Título Original: Prendimi l'anima, 2002
Direção: Roberto Faenza
Roteiro: Gianni Arduini (escritor), François Cohen-Séat (escritor), Alessandro Defilippi (escritor), Roberto Faenza (escritor), Elda Ferri (escritor), Hugh Fleetwood (escritor), Giampiero Rigosi (escritor)
Gênero: Biografia/Drama/Guerra/Romance
Origem: França/Itália/Reino Unido
Duração: 90 minutos
Jornada da Alma - Trailer

O filme “Jornada da Alma” retrata a história de Sabina Spielrein.  O tema central aborda a paixão entre ela e seu psiquiatra, o psicanalista Carl Gustav Jung. Na época do atendimento Jung ainda era discípulo de Freud.

Sabina foi uma das primeiras pacientes a ser submetida à associação livre, na busca da sua cura, cujo diagnóstico era Histeria. Seu transtorno teve início logo após a morte da irmã.

Segundo Jung, “O diagnóstico clínico é histeria, mas é mais complexo”.

O filme retrata também a tentativa de Jung em modificar os desumanos tratamentos a que eram submetidos os pacientes psiquiátricos.

Ao analista eram impostas a neutralidade e a impessoalidade diante do paciente. Hoje começaram a ser questionadas tais posturas no processo terapêutico.  No filme Jung diz ser preciso amar para ajudar o paciente.

Vemos esta mudança de postura na passagem, no início do filme, que simboliza a entrega da paciente e do terapeuta, no caso do filme analista. Sabina mostra seu testamento a Jung. Nele ela oferece sua cabeça, exclusivamente, a ele, Jung, para que a disseque e a estude. Em agradecimento ele a presenteia com uma pedra que simboliza sua alma.

Mesmo sabendo dos riscos que representa para ambos e das implicações éticas, os dois se entregam à paixão. A dúvida que me ficou é: eles realmente se apaixonaram (amaram) ou era apenas mais uma incógnita da transferência e contratransferência, presentes no processo de cura, no processo terapêutico (psicanalítico)?

Por fim, Sabina, em busca de si mesma, estuda medicina, especializa-se em psicanálise. Ela chegou, inclusive a trocar correspondências com Freud. Assim, ao percorrer o caminho da loucura – no caso dela Histeria – ela conseguiu promover a sua cura e de seus pequenos pacientes.         

Não podemos esquecer-nos do contexto histórico-social em que os personagens estão inseridos. A revolução russa.

Curiosidade:
Sincronicidade: o termo foi utilizado por Jung em 1929. A sincronicidade é os acontecimentos que se relacionam não pela causalidade, mas sim por relação de significados. É diferente da coincidência. O filme pincela em dois momentos a sincronicidade entre Jung e Sabina. Quando ele sente a fuga dela no hospital e quando ele sente a morte dela.

Diagnóstico:
CID10 - Transtornos neuróticos, transtornos relacionados com o "stress" e transtornos somatoformes
F44 - Transtornos dissociativos [de conversão]
Os transtornos dissociativos ou de conversão se caracterizam por uma perda parcial ou completa das funções normais de integração das lembranças, da consciência, da identidade e das sensações imediatas, e do controle dos movimentos corporais. Os diferentes tipos de transtornos dissociativos tendem a desaparecer após algumas semanas ou meses, em particular quando sua ocorrência se associou a um acontecimento traumático. A evolução pode igualmente se fazer para transtornos mais crônicos, em particular paralisias e anestesias, quando a ocorrência do transtorno está ligada a problemas ou dificuldades interpessoais insolúveis. No passado, estes transtornos eram classificados entre diversos tipos de "histeria de conversão". Admite-se que sejam psicogênicos, dado que ocorrem em relação temporal estreita com eventos traumáticos, problemas insolúveis e insuportáveis, ou relações interpessoais difíceis. Os sintomas traduzem freqüentemente a idéia que o sujeito se faz de uma doença física. O exame médico e os exames complementares não permitem colocar em evidência um transtorno físico (em particular neurológico) conhecido. Por outro lado, dispõe-se de argumentos para pensar que a perda de uma função é, neste transtorno, a expressão de um conflito ou de uma necessidade psíquica. Os sintomas podem ocorrer em relação temporal estreita com um "stress" psicológico e ocorrer freqüentemente de modo brusco. O transtorno concerne unicamente quer a uma perturbação das funções físicas que estão normalmente sob o controle da vontade, quer a uma perda das sensações. Os transtornos que implicam manifestações dolorosas ou outras sensações físicas complexas que fazem intervir o sistema nervoso autônomo, são classificados entre os transtornos somatoformes (F45.0). Há sempre a possibilidade de ocorrência numa data ulterior de um transtorno físico ou psiquiátrico grave.
Inclui:
histeria
histeria de conversão
reação histérica
psicose histérica

CID10  Transtornos da personalidade e do comportamento do adulto
F60.4 Personalidade histriônica
Transtorno da personalidade caracterizado por uma afetividade superficial e lábil, dramatização, teatralidade, expressão exagerada das emoções, sugestibilidade, egocentrismo, autocomplacência, falta de consideração para com o outro, desejo permanente de ser apreciado e de constituir-se no objeto de atenção e tendência a se sentir facilmente ferido.
Personalidade (transtorno da):
· histérica
· psicoinfantil

Prêmio:
Globo de ouro 20002 premio da imprensa Melhor filme estrangeiro

Para saber mais sobre Jung - Documentário C. G. Jung 

Documentário C. G. Jung Legendado - 1/2

Documentários C. G. Jung Legendado - 2/2



Nenhum comentário:

Postar um comentário